Blog criado para o acompanhamento das actividades realizadas pelo TFA Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde, e para o conhecimento, discussão e troca de experiências sobre todos os tipos de Formas Animadas: marionetas, máscaras, sombras, imagem manipulada, etc.

11/21/2005

Marionetas de Fios




O boneco manipulado através de fios é aquele que, no imaginário da maior parte das pessoas, melhor representa o teatro de marionetas. Mas esta técnica é também alvo de grande complexidade formal, tanto na sua construção como no seu sistema de manipulação, cuja funcionalidade depende de uma compreensão adequada dos seus princípios mecânicos e estruturais. Trata-se de uma arte ancestral, que evoluiu a partir de pressupostos técnicos de base, incorporando permanentemente novas tecnologias e materiais ao longo da sua história.
O TFA - Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde desenvolveu recentemente um modelo de formação para a construção de marionetas de fios profissionais, com 30 horas de duração (mínima). Trata-se de um curso inteiramente prático, baseado no conceito do "pêndulo complexo", que permite aos formandos o desenvolvimento de aptidões práticas na construção destas marionetas, utilizando os recursos técnicos de cariz tradicional, aliados às novas tecnologias disponíveis actualmente. O programa de trabalho incide sobre o funcionamento correcto das figuras construídas, através do reconhecimento e treino sistemático das técnicas de manipulação e animação, ou seja, uma utilização correcta e expressiva das marionetas confeccionadas pelos alunos.
A primeira edição deste curso realiza-se actualmente em parceria com o CEARTE (Centro de Formação para o Artesanato), em Coimbra, com o apoio do Instituto de Emprego e formação Profissional.
Para mais informações, pode-se contactar o TFA pelo telemóvel 969076967.

2 Comments:

Blogger Sérgio Aires said...

Isto está a ficar sério...
Porque é que os posts não têm título??? Infelizmente não tenho tempo para a formação. E além disso eu já tenho demasiados bonecos para manipular... :-)
Mais uma vez parabéns e força. O Destaques já fez um link e tudo!

6:14 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Ola, eu fui um dos formandos desta formação sobre marionetas e simplemente adorei. Para todos os k gostam desta forma de arte e ñ sabem como a fazer, este é um bom ponto de partida.

Nuno Gaspar

P.S. Boa sorte para vós e k venham a Coimbra representar algo. Adorei o velho na apresentação da vossa página web.

3:17 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home