Blog criado para o acompanhamento das actividades realizadas pelo TFA Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde, e para o conhecimento, discussão e troca de experiências sobre todos os tipos de Formas Animadas: marionetas, máscaras, sombras, imagem manipulada, etc.

11/23/2005

São João de Papel

O espectáculo "Teatro de Papel/Anfitrião", uma co-produção do TNSJ com o TFA, percorreu em 2005 mais de dez cidades do país, tendo sido visto por espectadores de Vila Real à Faro. Em 2006, a peça volta à cena no Teatro Nacional São João, numa temporada exclusiva PARA ESCOLAS, entre 6 e 24 de Março. O texto abaixo descreve o projecto, nas palavras de José Luís Ferreira - Director do PoNTI - Festival de Teatro (do caderno de criação do espectáculo):

"Senhoras e senhores, eis a terceira sala deste Teatro Nacional. O Teatro Nacional São João de Papel. Quase aproximadamente igual ao orgulhoso edifício que Marques da Silva construiu na Praça da Batalha, mas surpreendentemente mais pequeno. Habitam-no um outro género de actores, gente plana, de dupla face, que surge e desaparece a uma velocidade vertiginosa.
Em 2004, a propósito do PoNTI’04/XIII Festival da União dos Teatros da Europa, conseguimos finalmente concretizar o projecto que o Teatro de Formas Animadas nos propusera já há algum tempo. Assistimos enfim à construção deste pequeno grande armário barroco que transporta, para além do perfil arquitectónico desta casa, também a sua capacidade de desencadear aqueles momentos de magia pura a que chamamos Teatro. Do manancial infindo de possibilidade que esta nova “sala” nos confere — a nós, Teatro Nacional São João e às nossas vontade e necessidade de chegar a outros públicos, de integrar outras linguagens, de criar formas de acesso a mais Teatro, a mais repertório, a mais conhecimento da nossa herança e de todos os nossos futuros possíveis, mas também ao Teatro de Formas Animadas, espécie de companhia residente do São João de Papel — vai falando o presente, através da digressão desta primeira criação, mas deverá falar sobretudo o futuro. Em novas iniciativas orientadas para os públicos da casa-mãe, ou tomando partido de um dos recursos mais evidentes deste teatrinho, a sua vocação portátil: novas produções, acções de formação de públicos…
Anfitrião ou Júpiter e Alcmena, de António José da Silva, entrevisto e adaptado pelo Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde, fornece o argumento à criação que ora podeis ver. Deuses que se transformam em homens em nome do desejo inconfessável, homens confusos com a sua própria identidade, valores de honra que se evaporam na honra de ser enganado pelos seres irrepreensíveis, os deuses que habitam o eterno Olimpo. Assim são as personagens desta trama barroca, assim aqui “se fazem as cousas”. Um Teatro para brincar, um teatro para aprender, um teatro para inventar. Bem vindos. Sempre. "