Blog criado para o acompanhamento das actividades realizadas pelo TFA Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde, e para o conhecimento, discussão e troca de experiências sobre todos os tipos de Formas Animadas: marionetas, máscaras, sombras, imagem manipulada, etc.

8/03/2006

Teatro de Papel / Convidado de Pedra


O TFA, em co-produção com o TNSJ, realizou no dia 1 de Julho passado a pré-estreia do seu mais recente espectáculo: Teatro de Papel/Convidado de Pedra, no Salão Nobre do Centro Municipal de Juventude de Vila do Conde. Trata-se de um projecto realizado com o apoio do IA - Instituto das Artes, e que ficou classificado em segundo lugar no concurso nacional para o ano 2006. Depois desta primeira apresentação, a peça fez a sua estreia mundial no dia 8 de Julho, no Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa.

A partir do texto original de Tirso de Molina (1630), com tradução de José Coutinhas e encenação de Marcelo Lafontana, a peça constitui um projecto nómada e portátil, visando a conquista de novos públicos, a integração de novas linguagens e sugerindo o acesso do espectador a outros espectáculos teatrais. Este curioso armário barroco, espécie de contentor miniaturizado do modelo arquitectónico e programático do TNSJ, vocacionado para a itinerância, cumpre assim a sua função de descentralização ao percorrer os palcos nacionais.

Resumo da intriga

D.João, inveterado sedutor, conquista as mulheres, faz amor com elas e abandona-as logo após. Mulheres, sempre mulheres, num apetite insaciável de enganador-coleccionador. Plebeias e nobres. Uma destas descobre o logro (D.João faz-se passar pelo seu apaixonado primo). O pai acorre para vingar a honra perdida da filha. D.João, tão exímio na arte do duelo como na da conquista, mata o pai da seduzida. Um dia, a estátua de pedra que encima o sepulcro do nobre senhor anima-se... É o fantasma, o revenant, o pai da donzela que vem do outro mundo, pela vingança, buscar o sedutor
e o vai arrastar para o inferno como anunciam, à maneira dos coros trágicos, os músicos da companhia:
"E que o devedor não pense
que Deus castigo não traga;
o prazo sempre se vence
e a conta sempre se paga."

Próximas apresentações Teatro de Papel/Convidado de Pedra:
  • Dias 25, 26 e 27 de Setembro no TNSJ (para professores e programadores teatrais)
  • De 13 a 30 de Novembro no TNSJ (temporada estável)