Blog criado para o acompanhamento das actividades realizadas pelo TFA Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde, e para o conhecimento, discussão e troca de experiências sobre todos os tipos de Formas Animadas: marionetas, máscaras, sombras, imagem manipulada, etc.

10/25/2006


TFA EM LISBOA:
BALANÇO DA TEMPORADA

Como balanço final da temporada do Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde no D. Maria II, decorrida no último mês de Outubro, assinalamos que a companhia comitense obteve grande êxito na afluência do público e na opinião geral dos espectadores.

Tal deslocação à capital integrou-se numa extensa programação para o Teatro Nacional (2006 e 2007), que começou justamente com o ciclo dedicado à obra de António José da Silva, o Judeu, e incluiu ainda mais dois espectáculos: “Os encantos de Medeia”, pelas Marionetas do Porto, e “As Guerras de Alecrim e Manjerona”, numa produção do próprio Teatro Nacional.
Sobre o desempenho do TFA na capital, Tiago Bartolomeu Costa (Associação Portuguesa de Críticos de Teatro) escreve: “um dos mais fascinantes projectos teatrais dos últimos anos apresenta-se, finalmente, em Lisboa. O trabalho de Marcelo Lafontana a partir dos teatros de papel dá às suas adaptações teatrais a ilusão e o fascínio certeiros que derrubam qualquer preconceito em relação ao teatro de marionetas.” O crítico acrescenta ainda que “Teatro de Papel/Anfitrião, pelo Teatro de Formas Animadas, de Vila do Conde, constitui-se como exemplo de reformulação dos clássicos, ao mesmo tempo que dá visibilidade a uma prática bastante corrente no norte da Europa, o teatro de marionetas, e por cá relegada para um segundo plano. É, por isso, de aplaudir que o TNDMII abre a (sua) programação com tal proposta, no que se espera ser uma prática a seguir, com um investimento claro em outras formas de criação teatral de qualidade.”
No programa de sala publicado pelo TNDMII, o seu director, Carlos Fragateiro, afirma que “Anfitrião, o espectáculo que aqui apresentamos, assinala um momento alto no percurso do Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde e revela que, fora dos circuitos da capital, se faz um trabalho de excelência.”
O nosso espectáculo destinou-se simultaneamente ao público em geral e a grupos escolares. As sessões para estudantes foram organizadas pelo novíssimo Departamento Educativo do Teatro Nacional e incluíram debates sobre o texto, o autor e a montagem.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas este blog, sensacional, precisa mesmo ser mais divulgado!
Belíssimo trabalho.
Abraço
Fernando Peixoto

5:15 da tarde

 
Blogger Unknown said...

olá Marcelo. Não sei se se lembra de mim, mas assisti na passada sexta feira á sua peça "convidado de pedra", ate tiramos uma fotografia juntos. Andava vagueando aqui pela internet procurando informação sobre a peça para fazer um relatório da visita de estudo e deparei-me com o seu blog. Parabéns pelo seu trabalho e por ter um blog desta categoria. Um bem haja :)

2:41 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home